Catar: 7 motivos para conhecer esse destino do Oriente Médio

Figurando entre as nações mais ricas do mundo, o Catar é um emirado localizado no Oriente Médio. Como se não bastassem os seus muitos atrativos, o destino foi escolhido para sediar o maior evento esportivo do mundo, que será realizado em 2022. Em outras palavras, razões não faltam para transformar a região no cenário perfeito para a sua próxima aventura.

Dá só uma olhada nos sete motivos que nós selecionamos e que explicam por que vale a pena visitar o país.



1º - O país fica entre o mar e o deserto


Para começar, que tal falar sobre os atrativos que envolvem belezas naturais? Com uma geografia inigualável, o Catar fica entre o Golfo Pérsico e o gigantesco Deserto de Khor Al Udeid. Ou seja, paisagens deslumbrantes e diferenciadas acompanham o passageiro do início ao fim da viagem.


2º - O Catar é um dos países mais seguros do mundo


Isso mesmo: este importante destino do Oriente Médio é extremamente seguro – e conservador também, por isso é necessário prestar atenção extra a algumas atitudes. Demonstrações públicas de afeto são proibidas, bem como a utilização de roupas de banho fora das praias e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas.


3º - A combinação perfeita entre o passado e o futuro


Rico em histórias, que inclusive são representadas em seus museus, e lotado de Patrimônios Mundiais da Unesco, como é o caso da cidade murada de Al Zubarah, o Catar também é referência quando o assunto é modernidade. Afinal, dispõe de construções inovadoras e enormes arranha-céus, que adicionam ainda mais sofisticação ao destino.


4º – Catar é o destino certo para compras


Luxo ou artesanato? Ali você encontra os dois. Em Doha, por exemplo, o Mall of Qatar tem mais de 500 mil m², exibindo centenas de lojas e opções de entretenimento. Além disso, a capital também coloca diversos souqs (mercados tradicionais) à disposição dos visitantes. Esses mercados são muito legais porque reúnem um pouco de tudo: panelas, pashminas, iguarias aromáticas e muito mais. E não acaba por aí, não! Caso queira comprar pedras preciosas, o Gold Souq, também em Doha, vende ouro e joias bem elegantes, entre outros itens de valor elevado.


5º – Brasileiros não precisam de visto para entrar no país


Sim, é isso mesmo! Para desembarcar no Catar basta apresentar um passaporte com validade de pelo menos seis meses, assim como as passagens de ida e volta. Em linhas gerais, é bem tranquilo entrar no país.


6º – No Catar é possível conhecer um deserto


Assistir ao nascer ou ao pôr do sol no deserto é uma experiência única pela qual todo mundo deveria passar pelo menos uma vez na vida. E no Catar dá pra ticar isso da sua listinha! Seja para fazer um safári ou simplesmente apreciar a vista, o Deserto de Khor Al Udeid é um dos passeios mais procurados pelos visitantes.


7º – Explorar a cultura islâmica


O islamismo é a religião predominante no país. Sua força é facilmente percebida no Museu de Arte Islâmica, em Doha, só pra citar um exemplo. Isso significa que, além de ter o árabe como língua oficial, o destino é ótimo pra quem estiver a fim de aprender e entender um pouquinho melhor sobre o islamismo. Inclusive, vale visitar a Mesquita Fanar e admirar de pertinho sua incrível arquitetura, dona do mais alto minarete em espiral do país.



E já que estamos embarcando para o Oriente Médio, que tal estender o roteiro e conhecer a encantadora Dubai?

Aqui você encontra uma seleção de textos e roteiros para aproveitar ao máximo a passagem pelo destino:
Roteiro de 24 horas em Dubai
Dubai: o que ver, fazer e comer no luxuoso destino
O que fazer em Dubai: dicas de quem mora no destino